top of page

GTs

GÊNEROS TEXTUAIS, SUA MULTIPLICIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

As práticas sociais e de ensino mudaram muito nos últimos anos, apontando, dentre outros aspectos, para a urgência de reflexões no que diz respeito às atividades de ensino de língua materna no âmbito de nossas escolas. Atualmente, o trabalho com leitura, produção textual e estudos gramaticais perpassam pelos gêneros textuais. E o trabalho com os diversos gêneros textuais traz desafios cotidianos, tendo em vista a necessidade constante de apropriação de novas práticas, contextualizadas sócio e culturalmente, que reduzam o distanciamento entre os estudos teóricos dos gêneros textuais e o estudo/análise/produção em sala de aula. Assim sendo, a proposta desse grupo temático objetiva refletir sobre a multiplicidade de gêneros textuais e o ensino de língua materna, seus reflexos nas atividades de leitura e produção textual, como também nas práticas pedagógicas dos profissionais de linguagem.

Coordenadores:

Profa . Ms. Adriana Rodrigues Pereira de Souza (IFPB/CG)

Profa . Ms. Ma Auxiliadora de A. V. Filha (FIP)

Ms. Silvana Mércia da Silva (UEPB-PROFLETRAS)

MÚLTIPLAS FACES DO TEXTO NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR

No universo da pesquisa sobre o trabalho docente, destacando-se aqueles no âmbito da Línguística Aplicada, diferentes textos têm ganhado evidência como instrumentos de apropriação do processo reflexivo, da construção identitária, da promoção do letramento (acadêmico, escolar ou profissional) e do desenvolvimento profissional docente. Podemos citar dentre esses textos, a autobiografia, as sessões reflexivas (LIBERALI, MAGALHÃES e ROMERO, 2003), o diário reflexivo (MACHADO, 1998), a autoconfrontação (CLOT, 2006[1999]; LOUSADA, 2006), relatórios de estágio e relatos de aulas. Neste grupo de trabalho (GT), reconhecemos a importância da produção de tais textos em situações de formação, seja na formação inicial, em experiências de estágio supervisionado, seja na formação continuada e em contextos de trabalho de professores iniciantes ou experientes. Objetivamos, portanto, com este GT, trazer à tona a voz do profissional docente e, por conseguinte, as vozes do sul (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013), a partir de pesquisas que promovam um debate sobre o trabalho do professor, em suas múltiplas faces, através de seu próprio ponto de vista.

Coordenadores:

Márcia de Albuquerque Pereira – IFPB/CG

Tatiana Fernandes Sant ́ana – UEPB/PROLING/GELIT

DISCURSO, MEMÓRIA E SUBJETIVAÇÃO

O objetivo desse GT é promover a discussão dos resultados de trabalhos, de diferentes abordagens teóricas, que tomam o discurso como objeto de pesquisa, destacando os aspectos ideológicos, sociais, históricos como constitutivos da materialidade linguística. O interesse do GT são os múltiplos enunciados do cotidiano, perpassados pelas marcas históricas, posição sujeito e silêncios, que circulam socialmente e materializam memórias que convergem para a construção identitária, a subjetivação das representações sociais e das forças simbólicas de poder e para a construção dos efeitos de sentido.

Coordenadores:

Profa . Ms. Adriana Rodrigues Pereira de Souza (IFPB/ CG)

Mestrando Wilton Rafael de Andrade Júnior (UFPB/JP)

ENSINO DE LÍNGUAS E INCLUSÃO SOCIAL

Esse GT tem por finalidade discutir, conhecer e refletir sobre relatos de experiência, resultados de pesquisas ou pesquisas em andamento que contemplem questões relacionadas ao ensino de línguas em contextos de inclusão social, como por exemplo: experiências de ensino-aprendizagem de línguas para cegos ou deficientes visuais, surdos ou deficientes auditivos, autistas, idosos, comunidades carentes, pessoas privadas de liberdade, dentre outros.

Coordenadores:

Ma. Kaline Brasil Pereira Nascimento (IFPB/CG)

Ma. Karyne Soares Duarte Silveira (UEPB)

LITERATURA E/EM OUTRAS MÍDIAS

Os novos estatutos da literatura na cultura digital acarretam mudanças significativas na produção, na recepção e na circulação do “texto literário”, inclusive em sua configuração genérica. Dito de outra forma, a literatura, no contexto da Videosfera (DEBRAY, 1993a), mediada por máquinas tecnológicas (GUATARRI,1992/2012), põe em evidência uma complexa relação processual, de considerável relevância, que aponta para além de uma simples interação mecânica, de complementaridade corporal. Há, nesta relação, uma nova percepção do que seja literatura, ou, de forma mais específica, uma (re)configuração da noção clássica de ficção narrativa (ainda literária?) à luz da evolução das novas mídias. Dentro desta perspectiva, este grupo de trabalho, um espaço interdisciplinar e intermidiático, pretende reunir pesquisadores atuantes no campo dos estudos literários de diversas instituições do país com o objetivo de, considerando a relação dinâmica e intermidiática entre a forma literária e outras mídias, refletir sobre os seguintes questionamentos: Será que a modificação da materialidade do suporte livro para o ecrã do computador suscitou uma (im)possibilidade de se falar de ficção e de literatura nesses suportes? A virtualização do conteúdo narrativo e poético feito de uma forma diversa da do suporte livro mantém ou altera o que se entende por Literatura? Como se constrói as relações entre o sistema da literatura e os demais sistemas semióticos? E como se dá o processo de leitura e escritura mediadas por essas máquinas territorializadas (GUATARRI, 1992/2005)?

Coordenadores:

Profa. Dra. Deyseane Pereira dos Santos Araújo (IFPB/CG)

Profa. Ms. Fabrícia Silva Dantas

GÊNERO, IDENTIDADE E QUEER

Compreender os estudos de gênero é, nos tempos atuais, uma necessidade para que as relações interpessoais sejam motivadas a partir de uma visão de igualdade e de respeito, fugindo, assim, das perspectivas determinista, biológica e patriarcal acerca das construções sociais de feminilidades e de masculinidades. Busca-se, pois, nesse GT, trabalhos voltados para os estudos de gênero (categoria de análise científica) sob o viés da crítica feminista, da identidade de gênero e da Teoria Queer. Tais trabalhos podem também estar situados na área da educação e na área dos estudos literários.

Coordenadores:

Prof. Me. Johne Paulino Barreto (SEEC / PB)

Profa. Me. Valquíria da Silva Souza (IFPB /CG)

EXPERIÊNCIAS COM A POESIA NA SALA DE AULA

O Grupo de Trabalho reúne experiências que trazem a Poesia em suas mais variadas manifestações em sala de aula, seja pelo caminho da fruição, quando se recupera a gratuidade da presença do texto poético pelo prazer da convivência com eles, seja pelo caminho da percepção, que desemboca no trabalho interpretativo de poemas. Ambos os caminhos, que não são excludentes, porém complementares, unem-se no cumprimento de uma das mais significativas missões do professor de Literatura: despertar o senso poético do aluno, ou, em outros termos, promover na escola uma educação para a sensibilidade (PINHEIRO, 2002).

Coordenadores:

Coordenadora: Profa. Ms. Caroline Mabel Martins Barros (IFPB/ CG)

FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DE PRÁTICAS DE ENSINO EM AMBIENTES DIGITAIS

Inseridos nas discussões da contemporaneidade, este Grupo de Trabalho “Formação docente: experiências e reflexões de práticas de ensino em ambientes digitais” tem como principal objetivo reunir pesquisadores que contribuam para a ampliação das discussões existentes sobre formação de professores no ensino de línguas, em qualquer modalidade que visa a ampliação das capacidades linguísticas e reflexivas, na busca de aperfeiçoamento da atividade docente. Nesse grupo, visamos (re)conhecer propostas com gêneros variados, voltados para o ensino de línguas, tanto língua materna quanto língua estrangeira, que apresentem trabalhos de pesquisa em andamento ou finalizados que tratem das noções do saber docente, leitura, escrita, multiletramentos e ambientes virtuais voltados ao ensino.

Coordenadores:

Thalyne Keila Menezes da Costa (UFCG / PPGLE)

Katianny Kesia Mendes Negromonte Targino (UFCG / PPGLE)

Flávia Thaís Alves Britto (UFCG / PPGLE)

 

 

II SEMANA DE ESTUDOS

LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS

SELLIF

V ENCONTRO DE

LITERATURAS E CULTURAS

ENLIC

Múltiplas faces do texto em ambientes diversos

29 de maio de 2019

31 de maio de 2019

Prorrogado o prazo para Envio dos Trabalhos

bottom of page